Acontece
Aposentadoria
Palestras sobre planejamento financeiro, legislação acerca da aposentadoria, oficina sobre memória e relacionamento familiar são algumas das atividades que compõem a agenda do Programa de Educação para a Aposentadoria, que está com inscrições abertas.
As 100 vagas para palestras e as 30 para o módulo vivencial são destinadas prioritariamente a servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG que estiverem a um ano da aposentadoria compulsória.
As palestras ocorrerão de 19 de setembro a 17 de outubro. No módulo vivencial, os participantes serão divididos em dois grupos – os encontros do grupo 1 estão agendados para o período de 24 de outubro a 9 de novembro, e os do grupo 2, de 14 a 28 de novembro, ambos às terças e quintas-feiras, no Departamento de Recursos Humanos (DRH), Unidade Administrativa III.
As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira, 8, no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (http://bit.ly/2wfZsxb).
Exploração do pré-sal
A mesa-redonda Potencial e o modelo de exploração do pré-sal reunirá na UFMG, no próximo dia 15, o geólogo Guilherme Estrella, diretor de exploração e produção na Petrobras, e os professores Cláudio Scliar, aposentado do Departamento de Geologia, e Klaus Guimarães Dalgaard, do Departamento de Ciência Política.
Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, o evento será realizado às 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha. Inscrições devem ser realizadas pela internet: http://bit.ly/2wgN94H.
Os especialistas discutirão o futuro e o presente da exploração das jazidas de petróleo do pré-sal brasileiro. Mais de um milhão de barris de petróleo são extraídos diariamente da camada do pré-sal. \
Desafios contemporâneos
As comemorações dos 90 anos de fundação da UFMG prosseguem com novas edições do ciclo de conferências Desafios Contemporâneos, que tem trazido renomados pesquisadores nacionais e internacionais para promover reflexões e discussões sobre as diversas áreas do conhecimento no mundo atual.
Na sexta-feira, 15 de setembro, às 19h, a historiadora da UFMG Heloísa Murgel Starling e a antropóloga da USP Lilia Moritz Schwarcz ministram a palestra Brasil: uma biografia, título do livro lançado por elas em 2015. O evento será realizado no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).
De acordo com as professoras, a palestra tratará da história do país, “feita de tantas mudanças e de tantas recorrências”, com o objetivo de “dar uma visão geral sobre esse personagem que conhecemos tanto, mas, por vezes, ‘desconhecemos’.”
Memória e história
Até o dia 24 de setembro, podem ser submetidos resumos de trabalhos para apresentação no Encontro de pesquisa sobre memória e história da UFMG, que será realizado na Faculdade de Educação, nos dias 16 e 17 de outubro.
O objetivo dos organizadores é mapear todas as iniciativas de pesquisa realizadas e em andamento sobre temas que compõem a história e a memória da Universidade. O evento será promovido pelo Grupo Memória e História da Formação de Professores na UFMG.
A atividade vai compor a programação da Semana do Conhecimento da UFMG, neste ano. Inscrições, programação e outras informações estão disponíveis no site do Encontro: http://bit.ly/2vrEFZ5.
Queijo artesanal
O queijo, parte da cultura e da história de Minas Gerais, é tema da mais recente chamada pública divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade da cadeia do queijo artesanal.
Serão aceitas propostas de investigação relacionadas a diferentes linhas temáticas. Os pesquisadores têm até 16 de outubro para encaminhar o projeto, que será analisado pelas câmaras de assessoramento da Fundação. Ao todo, R$1 milhão será destinado às propostas aprovadas. Mais informações podem ser obtidas na chamada, disponível em http://bit.ly/2vErKiq.
90 anos na câmara
A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará, no próximo dia 14, às 19h, Reunião Especial 90 anos da UFMG, por iniciativa do vereador Arnaldo Godoy. Ex-aluno de História, o vereador compara o momento atual do paísao período da ditadura, ao lembrar que a UFMG “reafirmou seu espírito humanista e de defesa do pensamento, como vanguarda na reconstrução do movimento estudantil e na garantia da luta pelas liberdades democráticas”.
Para o parlamentar, “agora, mais uma vez, a Universidade desponta na resistência contra um governo ilegítimo, que retira direitos trabalhistas, sociais e a soberania nacional e
ameaça, de modo dramático, o ensino superior e as universidades federais brasileiras”. Assim, a reunião especial será realizada em memória dos que passaram pela Instituição e por “seus 90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático”.