Mostra sua UFMG
Dia a dia cultural na UFMG
A cultura precisa ser compreendida como a experiência cotidiana das pessoas
Segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira, sábado ou domingo. Fique à vontade. Pegue o seu celular, selecione o dia e adicione à sua agenda pessoal atividades do calendário de cultura e lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Há projetos e oportunidades para conhecer, participar, explorar, ver, ouvir e informar-se, que vão de passeios por trilhas ecológicas a performances artísticas.
De segunda a segunda há sempre o que fazer. A programação, oferecida por diferentes espaços e ambientes de cultura e lazer da UFMG, construída pela própria comunidade e também pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Pró-reitoria de Extensão, incentiva ações artísticas em todos os campos de expressão: artes visuais, literatura, cinema, teatro, música. Porque na Universidade, cultura é considerada como fundamental para a formação de cidadãos.
Em outras palavras, o reconhecimento das diversas identidades e manifestações culturais, que encontram espaço e acolhida na UFMG, é uma tradução da inclusão, da Universidade como espaço democrático. É necessário, ainda, considerar que o termo cultura não pode ser percebido como experiência cotidiana, mas na sua capacidade de abarcar experiências no campo da arte que tencionam as tradições e reinventam formas de representar o mundo.
SEGUNDA-FEIRA
Que tal começar a semana com um passeio na região central de Belo Horizonte? No primeiro prédio construído no hipercentro da capital, em 1906, funciona o Centro Cultural UFMG, espaço dedicado à experimentação artística: poesia, música, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, exposições e vídeo, arte e cultura. Aberto ao público, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e nos finais de semana, das 10h às 18h.
De segunda a sexta também é possível conferir a programação do Conservatório UFMG. O prédio histórico da Avenida Afonso Pena, que já abrigou a escola de Música, tem agenda intensa e variada de apresentações musicais, do estilo popular ao erudito. Além disso, promove cursos, exposições, lançamentos de livros e outras atividades. O horário de funcionamento é das 8h às 22h.
TERÇA-FEIRA
Aberta à visitação de terça a sexta-feira, a Estação Ecológica UFMG, no campus Pampulha, é o lugar perfeito para fazer uma caminhada ou trilha. A área de conservação urbana abrange 114 hectares e grande diversidade de flora e fauna, com 150 espécies aves, além de mamíferos anfíbios e répteis. O local recebe visitas agendadas, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e sedia atividades de ensino, pesquisa e extensão.
QUARTA-FEIRA
De quarta-feira a domingo é possível visitar o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, localizado no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte. A área ocupa 600 mil m², cobertos por vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica. A coleção científica de plantas e a reserva vegetal, somadas às peças do acervo, formam um conjunto com mais de 265 mil itens. Uma das principais atrações é o Presépio do Pipiripau, restaurado e reinaugurado em 2017, dentro das comemorações dos 90 anos da UFMG. A obra foi criada pelo artesão Raimundo Machado e reúne quase 600 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas. O museu fica aberto das 10h às 16h e o presépio pode ser visto em horários pré-definidos.
Almoço com sabor cultural
Durante o período letivo, toda as quartas-feiras, às 12h30, o campus Pampulha recebe o projeto Quarta Doze e Trinta. Artistas iniciantes e consagrados se apresentam na Praça de Serviços ou no auditório da Reitoria. O público pode apreciar, gratuitamente, espetáculos de música, dança, teatro e outras expressões artísticas.
Para quem está no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, sempre na última quarta-feira, às 12h, o Intervalo Cultural promove apresentações no gramado central do campus. Artistas locais e de fora fazem apresentações de teatro, música, stand up, dentre outras manifestações culturais.
QUINTA-FEIRA
A hora do almoço tem programação especial também no campus Saúde, sempre na terceira semana de cada mês, na Quinta Cultural, que promove espetáculos de música, de dança ou de teatro. As apresentações começam às 12h30, ao lado do restaurante universitário, com entrada franca.
Para quem estuda à noite, no campus Pampulha, a primeira quinta-feira de cada mês tem shows gratuitos, às 17h30, promovidos pelo projeto Ao Cair da Tarde.
SEXTA-FEIRA
Na última sexta-feira do mês, às 12h30, o projeto Baixo Centro En(Cena) leva apresentações teatrais ao Centro Cultural UFMG.
Na terceira semana do mês, também às sextas-feiras, o projeto Perspectiva promove performances, intervenções e instalações de grupos artísticos locais no Conservatório UFMG. As apresentações começam sempre às 19h30.
SÁBADO
Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG tem programação variada, com atividades acessíveis a pessoas com deficiência. Uma delas é o Sábado com Libras, que consiste em oficinas mensais sobre teatro, astronomia, desenho e música na Língua Brasileira de Sinais.
No último sábado do mês, às 17h, é a vez do projeto Multiverso, que contempla expressões culturais diversas que valorizam a produção artística local.
O Espaço do Conhecimento tem diversas outras atrações, abertas ao público de terça-feira a domingo: planetário, exposições temporárias e permanentes, fachada digital e muito mais.
DOMINGO
O Domingo no Campus reforça a dimensão pública da Universidade e convida a comunidade a se apropriar do espaço da instituição e participar de atividades recreativas, culturais, de lazer e esporte. As atividades são oferecidas por integrantes da própria comunidade universitária, que transformam alguns domingos do ano em momentos de encontro, afeto e partilha. As atividades ocorrem em Belo Horizonte (Campus Pampulha) e Montes Claros (Instituto de Ciências Agrárias).
Pra ficar por dentro do calendário do Domingo no Campus e não perder uma edição, é só curtir a página do evento no Facebook.