Para jovens e adultos, que tenham mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio e parte do ensino fundamental, a UFMG oferece novas oportunidades de estudo, por meio de projetos vinculados ao Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. O objetivo é propiciar formação a esses grupos, qualificar professores para o ensino nesse segmento e ampliar as pesquisas e as práticas pedagógicas relativas ao aluno jovem e adulto, dentro da linha de responsabilidade social e política da Universidade.

A oferta dos cursos se destina especialmente a um público que não pode exercer o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, devido a condições sociais e econômicas desfavoráveis, oferta insuficiente de vagas e outras condições restritivas do sistema de ensino. Conheça as formas de ingresso na UFMG:

EJA - Ingresso no Ensino Fundamental

Por meio do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, cidadãos com mais de 18 anos podem cursar do sexto ao nono ano do ensino fundamental na UFMG. Os candidatos inscritos são submetidos a prova de leitura, interpretação e compreensão de textos e de conhecimentos matemáticos, além de uma entrevista. O preenchimento das vagas ocorre preferencialmente por alunos mais idosos ou que estejam há mais tempo sem contato com a escola. As aulas acontecem no Centro Pedagógico da UFMG, localizado no campus Pampulha. Página no site da escola divulga anualmente o processo de seleção. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5187.

EJA - Ingresso no Ensino Médio

Para cidadãos com mais de 18 anos que tenham completado a formação no nível fundamental e necessitam realizar o curso no nível médio, o Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos da UFMG oferece a formação gratuitamente, no Colégio Técnico (Coltec). Informações sobre datas de abertura de inscrições e de realização das provas podem ser obtidas no site do Coltec, pelo email ufmg.coltec.pemja@gmail.com ou telefone (31) 3349-4972.