Ementa
Compreender os processos de inclusão escolar, na garantia de acesso, de permanência, de participação e de aprendizagem de todas/os alunas/os público-alvo da Educação Especial. Problematizar o modelo cartesiano de aprendizagem, que utiliza de propostas adaptativas e de flexibilização dos tempos e espaços escolares, para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Analisar a aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), como uma possibilidade de redução de adequações personalizadas que demandam tempo e dificultam as práticas inclusivas do/a professor/a da classe comum e, de ampliação da participação e a aprendizagem de todas/os. Conhecer os princípios orientadores e os aspectos de aprendizagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Identificar, elaborar e desenvolver práticas pedagógicas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
Código da disciplina: CEP604
Tipo da atividade: obrigatória
Créditos mínimo: 2
Carga horária (horas):
Teórica | Prática | Total |
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30 | 0 |