Professor da UFMG reúne em novo livro uma década de reflexão crítica sobre teatro e performance
Lançamento da obra de Marcos Alexandre acontecerá na Livraria Quixote, no dia 13 de novembro, a partir das 18h30
No dia 13 de novembro, quarta-feira, a Livraria Quixote recebe o lançamento de Da performance à crítica (Ed. Javali), novo livro de Marcos Alexandre, professor titular da UFMG e um dos principais estudiosos de teatro no Brasil. O evento, gratuito, contará com a presença do autor, do editor Assis Benevenuto (Javali) e da pesquisadora Sara Rojo (UFMG), responsável pelo prefácio da obra.
Da performance à crítica reúne dezenas de textos críticos escritos ao longo de mais de uma década por Marcos Alexandre e publicados no site de crítica Horizonte da Cena. Pesquisador, professor universitário, curador do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte 2022 (FIT-BH 2022) e ávido espectador, o autor acumula anos de experiência prática no teatro, com atuação junto ao Mayombe Grupo de Teatro. Essas características constroem um olhar profundamente atento e inquieto sobre as muitas obras teatrais que Alexandre aborda, fruto de suas passagens por diversos países e continentes.
O livro compõe uma intensa cartografia crítica de obras teatrais belo-horizontinas, mineiras, brasileiras e internacionais. Segundo o próprio autor, esta obra, além de oferecer aos leitores um panorama crítico sobre o teatro e a sociedade em que vivemos — ambos diversos, complexos e repletos de contradições — apresenta sua escrita como um ato de movência, onde percebemos que o exercício da crítica teatral está intimamente relacionado ao exercício ético, político e poético da vida, da história e da memória.
“Hoje, me interessa a crítica que exija que eu me movimente para além do ato da crítica, que eu mantenha em mim como sujeito pensante o frescor da busca de uma conversa dialética com o meu tempo, sem necessidade de pontos finais”, assinala Marcos Alexandre. Essa abordagem se reflete também em sua visão sobre a escrita, pois, como ele mesmo afirma: “Considero que o ato da escrita é um desafio, pois os trabalhos assistidos e sobre os quais emitimos nossa leitura muitas vezes nos colocam diante de assuntos que, se fosse por opção, não gostaríamos que continuassem sendo encenados. Esses temas incluem pautas relacionadas aos preconceitos de gênero e etnia, LGBTQIAPN+fobia, violências discriminatórias contra crianças, mulheres, povos indígenas, população negra, pessoas privadas de liberdade etc. Não obstante, nesses casos, a crítica é (e será) usada pelos artistas e grupos para chamar a atenção sobre questões sensíveis e que merecem ser discutidas por meio da arte, a partir de trabalhos que acabam, indiretamente, provocando espelhamentos de nossa contemporaneidade.”
Serviço:
Lançamento do livro “Da performance à crítica”
Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18h30 - 20h30
Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte / MG)