Com seminário, samba e oficina, Grupo Colmeia, que apoia iniciativas de economia popular, celebra 10 anos de fundação
Em comemoração aos seus 10 anos de fundação, o grupo Colmeia realizará nesta quinta-feira, 17 de outubro de 2024, o seminário Extensão, pesquisa e ensino em outras economias, que vai proporcionar aos participantes um dia de troca de experiências e reflexões para a construção de novos caminhos. O evento ocorrerá no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, das 9h às 18h. Em seguida, às 19h, acontecerá o Samba do Colmeia, uma confraternização no Armazém do Campo, localizado no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.
O seminário vai reunir acadêmicos, produtores da economia popular e solidária e convidados em quatro mesas de discussão. A feira de economia popular e solidária da Face e a oficina de mudas também integram a programação. Os participantes receberão certificados.
O evento é realizado pelo Grupo Colmeia (Face/UFMG), com apoio da Fapemig e da Fundação Ipead. Outras informações podem ser encontradas no site do grupo ou em seu perfil no Instagram.
Programação
Mesa de abertura: 10 anos do grupo Colmeia
Horário: das 9h às 10h45
Descrição: Ao rememorar a criação do grupo Colmeia em 2014, a mesa tem o objetivo de refletir sobre as experiências vivenciadas pelo grupo ao longo de sua história e discutir as ações realizadas em parceria com produtores da economia popular e solidária e outros grupos.
Mesa 1: Interfaces entre extensão, pesquisa e ensino junto às outras economias
Horário: das 11h às 12:45
Descrição: A discussão vai tratar do potencial da extensão universitária no campo da economia popular e solidária. Serão apresentados casos de projetos e disciplinas em que essa interface promoveu experiências formativas inovadoras para os envolvidos.
Mesa 2: Economia popular solidária e território: dinâmicas contemporâneas
Horário: das 14h15 às16h
Descrição: A mesa vai discutir as dinâmicas contemporâneas de organização e mobilização política da economia popular e solidária nos territórios e as ferramentas e metodologias existentes para a compreensão e visibilização dessas experiências. A discussão também propõe a articulação com a atuação das políticas públicas e do planejamento urbano e regional.
Mesa 3: Mulheres e as outras economias
Horário: das 16h15 às 18h
Descrição: A última discussão tem como tema os papéis assumidos pelas mulheres na prática da economia popular e solidária e na agroecologia.
Confraternização: Samba do Colmeia
Horário: 19h
Local: Armazém do Campo
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 2.136 – Barro Preto, Belo Horizonte
Ingressos: retirada na plataforma Sympla
Evento gratuito
Feira de economia popular e solidária da Face/UFMG
Horário: das 9h às 19h
Descrição: Organizada mensalmente pelo grupo Colmeia, a feira conta com mais de 15 grupos de produção da economia popular e solidária atuantes em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os empreendimentos das áreas de agroecologia, alimentação, artesanato, confecções e cosméticos naturais são selecionados via chamada pública, com prioridade para aqueles com maioria de mulheres, negros e indígenas.
Oficina de mudas
Horário: das 13h às 14h
Com o objetivo de ressaltar a importância da agroecologia e do cuidado com o meio ambiente, a oficina promove atividades lúdicas e práticas de confecção de vasos autoirrigáveis a partir de materiais recicláveis.
Colmeia solidária
Criado em 2014 por estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, o Colmeia tem o objetivo de construir estratégias de pesquisa e extensão em conjunto com iniciativas da economia popular e solidária da RMBH. O grupo apoia iniciativas de economia popular, sobretudo em seus processos de comercialização.