Autora de 'Como nasce um miliciano', Cecília Olliveira é a convidada de agosto do 'República Jenipapo'
A jornalista Cecília Olliveira é a convidada do mês de agosto da série República Jenipapo. Na terça-feira, dia 26, às 19h, ela vai conversar com Ludmila Ribeiro, pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), e Anna Carolina Viana, do Projeto República, ambos da UFMG. O bate-papo será na Livraria Jenipapo, na Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi.
Cecília Olliveira é autora do livro Como nasce um miliciano. Na obra, ela revela a trajetória de Carlos Eduardo Benevides Gomes, o Cabo Bené, um policial militar que se tornou líder de milícia. Ele foi executado junto com outros 11 homens numa operação policial em Itaguaí, no Rio de Janeiro, às vésperas das eleições de 2020. Com acesso exclusivo a documentos sigilosos, depoimentos inéditos e uma persistente investigação jornalística, a autora revela a complexa teia que transforma agentes do Estado em criminosos, expondo as alianças entre polícia, política e crime organizado, que sustentam as milícias.
Do assassinato de Marielle Franco a eleições compradas, da expulsão de traficantes à cobrança de taxas de "proteção", o livro mergulha nas estruturas de poder que moldam a segurança pública fluminense há décadas e revela como o fenômeno das milícias tem avançado no Brasil.
Sobre a autora
Cecília Olliveira é jornalista investigativa dedicada à cobertura da violência e do tráfico de drogas e de armas. É cofundadora do Intercept Brasil, diretora fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). É membro da The Global Initiative Against Transnational Organized Crime e do Latin America Regional Advisory Council – Institute for Integrated Transitions (Ifit).
