Barraza-Diaz, expoente do violão flamenco, se apresenta no Conservatório, nesta terça
Na próxima terça-feira, 12 de novembro, a partir das 19h30, o violonista mexicano Misael Barraza-Diaz sobe ao palco do Conservatório UFMG com o recital Violão flamenco. Suas composições atribuem um toque moderno à tradição, o que resulta em uma variedade de sons sombrios e assustadores das minas aos ritmos mais festivos e emocionantes do flamenco. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O recital, que integra a programação do projeto Conexões Musicais, é apoiado pelo programa Bolton Guitar Studies da Universidade do Arizona e pela Tucson Guitar Society.
O músico
Um dos principais violonistas mexicanos de sua geração, Misael Barraza-Diaz tem dois mestrados em violão clássico, em Alicante (Espanha) e na Universidade do Arizona (EUA), onde posteriormente concluiu seu doutorado em Música. Barraza-Diaz já venceu dez concursos internacionais de violão realizados nos Estados Unidos, México, Finlândia e Canadá, além de mais de 30 concursos regionais e nacionais. O músico também domina a arte do violão flamenco, instrumento ao qual se dedica atualmente.
Em 2010, Barraza-Diaz recebeu o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Flamenco, realizado em Albuquerque (Novo México). Desde então, o artista se tornou um dos principais violonistas de flamenco dos Estados Unidos e se destaca por suas habilidades como solista e acompanhante. Ele se apresenta constantemente com as principais companhias de sua área: Flamenco del Pueblo Viejo, Flamenco por la Vida, Julia Chacon Flamenco Theatre, Phoenix World Arts Collective, Yumi la Rosa Flamenco e La Emi Arte Flamenco. Desde 2023, o artista preside a Tucson Guitar Society, organização sem fins lucrativos que promove o ensino e a performance do violão.