Biblioteca do Coltec recebe exposição e promove oficina de desenho e pintura
“Cada sorriso conta uma história única, desde a tranquilidade transmitida por um sorriso suave até a alegria contagiante de gargalhadas sinceras. Essas emoções não apenas refletem momentos pessoais, mas também nossa capacidade de encontrar alegria em coisas simples e significativas”. Essa é a sinopse da mostra Faces de uma mesma emoção, de João Pedro Firmo, instalada na Biblioteca do Colégio Técnico da UFMG (Coltec) até 16 de outubro, em dias de semana, das 8h às 21h.
“Através desta série de retratos de pessoas felizes, convido os espectadores a refletir sobre como a felicidade se manifesta em nossas vidas e a importância de abrir um espaço para esse sentimento, mesmo em momentos difíceis, para que possamos seguir em frente”, reflete João Firmo, que é aluno do quinto período de Artes Visuais da UFMG, sobre os cinco quadros em tinta acrílica sobre tela.
A mostra, que reúne cinco quadros em tinta acrílica sobre tela, vai se desdobrar em uma oficina de desenho e pintura, que será ministrada pelo artista no dia 11 de outubro. Na Biblioteca do Coltec, onde será realizada a oficina, estudantes do Coltec podem se inscrever para participar até 9 de outubro. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre diferentes materiais, criar suas próprias pinturas, além de concorrer a sorteios.
'Aquarelas de criatividade'
As duas atividades integram o projeto Aquarelas de criatividade, proposto pela estudante de Biblioteconomia Letícia Faria para o Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), sob orientação do professor Eliezer Raimundo Costa, do Colégio Técnico.
“Organizar esse projeto tem sido um desafio empolgante. Percebi, ao longo do processo, o quanto essas experiências artísticas e culturais são importantes dentro da biblioteca. Aprendemos sobre isso em sala de aula, mas vivenciar é totalmente diferente. Sinto que atividades como essas dão vida à biblioteca. É lindo vê-la sendo valorizada pela comunidade para além de um lugar onde se guarda livros”, afirma Letícia.