Centro Cultural: escultura de Renata Raffaini Frazatto celebra a vida nas ruínas
Aberta ao público no Centro Cultural UFMG, a exposição N. Sra. dos Amassadinhos, da artista Renata Raffaini Frazatto, é inspirada na série Amassadinhos (1980), e homenageia a artista e professora brasileira Celeida Tostes.
Quando se pensa em um objeto corroído, é comum se lembrar de algo que teve um fim. A escultura de Renata Frazatto estabelece um contraponto a essa ideia, pois celebra a vida na ruína e nas marcas do tempo. Trata-se de uma criação corrompida, marcada por irregularidades, tudo o que não se espera de um objeto como a escultura. A obra também remete aos oratórios de Fernando Lucchesi, que dialoga com a ideia de uma ruína afetada ou até causada pela mão do artista
A mostra integra a série Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais, habilitação em Escultura, da Escola de Belas Artes. A curadoria é do professor Fabrício Fernandino, e a entrada é gratuita, com classificação livre.
A artista
A paulistana Renata Raffaini Frazatto cursa graduação em Artes Visuais na UFMG, e o seu trabalho transita entre a escultura, a gravura e a fotografia.