Cineclubes da UFMG e da Faje exibem 'Electra' e promovem debate sobre a vingança e os horrores da guerra
Nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2023, os projetos de extensão CiNeam, da UFMG, e Filmes para Pensar e Ser Mais, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), exibem o filme Electra, de M. Cacoyannis, que inspirará debate sobre episódios da Guerra de Troia e sobre os irmãos Electra e Orestes como órfãos de guerra e sua vingança.
A sessão, de acesso gratuito e com início às 18h30, será realizada no Auditório Dom Helder Câmara, da Faje (Avenida Cristiano Guimarães, 2.127 – Planalto, BH).
Por meio da adaptação dessa tragédia grega para o cinema, os projetos promoverão a reflexão sobre os conflitos nos planos público e privado, as terríveis consequências de lutas pelo poder e injustiça entre homens e o tema da vingança, como a de Electra e seu irmão Orestes.
Estética, ética, retórica e política
Os projetos de extensão da Faje e da UFMG são instrumentos para promoção de diálogo interdisciplinar em que, por meio de filmes, são discutidas questões estéticas, éticas, retóricas e políticas. A atividade é promovida por professores e pós-graduandos de ambas as instituições.
Promovido há 11 anos pelo Departamento de Filosofia da Fafich e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam), da Faculdade de Letras da UFMG, o CiNeam realiza sessões mensais de filmes relacionados à recepção, na contemporaneidade, de temas da Antiguidade e do Medievo. Neste segundo semestre de 2023, a iniciativa se desenvolve por meio de parceria da Faculdade dos Jesuítas.
Mais informações sobre o projeto e os cineclubes estão nos sites do Neam e da Faje.