Coletivo de teatro da UFMG premiado na Noruega é atração do projeto 'Ao cair da tarde'
Nesta quinta, 24 de outubro, às 17h30, o projeto 'Ao cair da tarde' recebe o coletivo Teatro da Fumaça, com a performance O mundo está em chamas, o teatro também tem de estar, de Jean Gorziza. A apresentação, gratuita e aberta ao público, ocorrerá na Praça de Serviços do campus Pampulha. O projeto integra a programação do Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult).
“Uma atriz insiste em permanecer em um teatro prestes a ser demolido. Um espectador se senta para assistir a uma peça sem saber que em breve será sequestrado. Um integrante de uma companhia de teatro de revista brasileira em Buenos Aires tem sua temporada interrompida por um golpe de Estado”, informa a sinopse. O espetáculo narra a história de três pessoas presas em espaços-tempo distintos, mas conectados pelo edifício teatral.
A peça baseia-se em três fatos reais: o fechamento e abandono do Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, a partir de 2014, o sequestro no Teatro de Dubrovka, em Moscou, em 2002, em que mais de 800 pessoas foram mantidas reféns por terroristas chechenos, e a interrupção da temporada da Cia de Teatro de Revista Walter Pinto, em Buenos Aires, pelo golpe militar que derrubou o governo de Juan Perón, em 1956. O texto foi escrito por Jean Gorziza durante sua participação no Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto.
Teatro da Fumaça
O Teatro da Fumaça é formado por cinco artistas vinculados à Escola de Belas Artes da UFMG: os estudantes da graduação em Teatro Domenica Morvillo, Ítallo Vieira, Jean Gorziza e Júlia Oliveira, além de João Santos, mestrando em Artes. Fundado em 2023, o grupo estreou com o experimento audiovisual Os benefícios do tabaco, peça-conferência que aborda a temática da desinformação promovida pela indústria tabagista.
Em abril deste ano, o coletivo foi um dos cinco grupos selecionados no mundo – o único representante brasileiro – para participar do Ibsen Scope Festival, em Skien, na Noruega. O Teatro da Fumaça recebeu o prêmio Ibsen Scope Grant, que financia a criação de espetáculos inspirados na obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.