Comunicação mediada por vídeo é tema de rodada de palestras on-line
O centro de pesquisa Comunicação Intercultural em Interações Multimodais (ICMI), que reúne pesquisadores da UFMG e de outras universidades do Brasil, vai realizar na sexta-feira, 22 de novembro, a segunda rodada de palestras sobre comunicação mediada por vídeo, intitulada The multimodal coordination of intercultural video-mediated interaction. O evento, gratuito, começa às 14h, via plataforma Zoom.
O evento será realizado no âmbito do Programa de Cooperação Brasil-Alemanha (Probal), projeto realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad). Os participantes receberão certificados.
A professora Anna-Katharina Elstermann vai ministrar a palestra Teletandem Brasil: a aprendizagem de línguas e a importância da mediação para o processo de aprendizagem. Ela apresentará o projeto de aprendizagem de línguas Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, iniciado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2006. Trata-se de um contexto de aprendizagem em que alunos com línguas maternas ou proficientes diferentes se ajudam mutuamente a aprender o idioma do outro. O projeto consiste principalmente em atividades livres, cujo foco principal é a conversação. O teletandem é realizado por meio de ferramentas de videoconferência, como o Zoom ou o Skype, possibilitando seu uso por estudantes universitários de todo o mundo. A segunda parte da palestra abordará a importância do apoio ao aluno no contexto do teletandem, além de ajudá-los a otimizar o aprendizado e desenvolver autonomia.
A palestra Interações digitais em poliálogos do YouTube será ministrada por Adriana Fernandes Barbosa, professora da Universidade de Brasília (UnB). Ela vai relatar como os usuários multilíngues interagem na seção de comentários de dois vídeos do YouTube que ensinam Landeskunde no contexto de ensino de alemão como língua estrangeira. Com base no conceito de poliálogos do YouTube, a análise dos comentários demonstra como os participantes expressam suas identidades pessoais e sociais e se posicionam em relação ao conteúdo compartilhado nos vídeos. A palestra também discutirá até que ponto os poliálogos refletem elementos típicos das conversas cotidianas e como podem ser analisados com base em categorias tradicionais da linguística interacional e análise de conversa.
Palestrantes
A professora Anna Katharina Elstermann é mestra em tradução, linguística aplicada e estudos culturais pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (Alemanha) e doutora pela Ruhr Universität Bochum (Alemanha) na área de Linguística Aplicada. Desde 2012, é docente no Departamento de Letras Modernas da Unesp, campus de Assis, na área de língua e literatura alemã. Em seu pós-doutorado na TH Köln (Alemanha), dedicou-se à pesquisa sobre o apoio à escrita acadêmica em língua estrangeira. Elstermann atua principalmente nas áreas de formação de professores, tecnologia e ensino de línguas, teletandem, mediação/aconselhamento na aprendizagem de línguas, aconselhamento para a escrita acadêmica e plurilinguismo.
Adriana Fernandes Barbosa é professora adjunta de língua alemã no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, na Universidade de Brasília (UnB). Ela pesquisa a multimodalidade na interação face a face e nas interações mediadas pela tecnologia nas perspectivas cognitiva, interacional e intercultural, na interface entre linguística cognitiva, semiótica social e estudos dos gestos. É membro do Centro de Pesquisa Comunicação Intercultural em Interações Multimodais (ICMI) da UFMG e vice-líder do Laboratório de Linguística Cognitiva e Estudos de Gesto (LabGest) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).