Dia do samba: Centro Cultural recebe exposição, roda de samba e feira de comidas
Neste sábado, 2 de dezembro de 2023, o Centro Cultural UFMG vai receber artistas e integrantes da Velha Guarda do Samba de BH para celebrar o Dia Nacional do Samba. Roda de samba, exposição de parte do acervo do projeto Museu do Samba Mineiro e feira de comidas afro-mineiras compõem a programação, que terá início às 13h.
O evento é vinculado ao projeto Baixo Centro en[cena], uma das atividades do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação etária livre.
Idealizado pelo sambista Carlinhos Visual, presidente da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte, o encontro celebra uma das manifestações culturais mais populares do país, que é herança da cultura africana.
Comemorado anualmente em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba foi criado por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear o sambista mineiro Ary Barroso, que nessa data, no ano de 1940, visitou a cidade de Salvador pela primeira vez.
Memória
Com olhar voltado para a valorização da cultura regional do samba, Carlinhos Visual começou a colecionar, em 1970, materiais que documentassem o movimento cultural em Minas Gerais, resgatando e preservando a memória desse patrimônio imaterial.
Os objetos de sua coleção – discos de vinil, livros, CDs, recortes de jornais, fotografias, entre outros – compõem o Museu do Samba Mineiro, projeto de autoria do músico que contribui para a memória, arte e resistência do samba mineiro e, particularmente, o belo-horizontino. Parte desse acervo poderá ser visto durante o evento.
Carlinhos Visual
Carlos Roberto da Silva nasceu em 1960, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. É sambista, carnavalesco, radialista e presidente da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte.
Apresentou programa de rádio sobre o samba com o compositor e intérprete Serginho Beagá. Criou e produziu o projeto musical Canta samba BH. Realizou, em parceria com a produtora Camila Costa, os álbuns Diploma da vida, que marca os 50 anos de carreira da sambista mineira Dona Eliza, e Nos braços do samba mineiro, da veterana Lucinha Bosco.
Idealizador do projeto Museu do Samba Mineiro, Visual realiza pequenas exposições fotográficas, apresentações de parte do seu acervo, palestras e oficinas. Ele também apresenta o programa Batuque na cozinha, da Rádio UFMG Educativa.