Documentário que homenageia o jornalista Dom Phillips será exibido na Fale
O documentário Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia, que homenageia o jornalista britânico Dom Phillips, será exibido na próxima quinta-feira, 30 de novembro de 2023, a partir das 17h, na Faculdade de Letras (auditório 2021). A produção é da ONG Repórter Brasil. Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados no Vale do Javari, no estado do Amazonas, em junho do ano passado. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa, livre.
A exibição ocorrerá no âmbito do projeto Ecobiblioteca, do grupo de estudos Natureza, Violência e Ecocrítica (Nave), da própria Faculdade de Letras. O filme discute os desafios da cobertura da violência na Amazônia com base na experiência do repórter investigativo Daniel Camargos, que trabalhou com Phillips e assina a direção do documentário com Ana Aranha. A fotografia é de Fernando Martinho e Caio Castor, e a montagem, de Pedro Watanabe.
Após a exibição, haverá um bate-papo com Daniel Camargos.
O diretor
Daniel Camargos é repórter investigativo e fellow do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center para a Repórter Brasil, onde pesquisa milícias na Amazônia. É também colunista no site da revista Carta Capital. Ganhou vários prêmios de jornalismo, entre eles o Vladimir Herzog (2022 e 2020). Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
Mais informações estão disponíveis no site do Nave. Assista ao trailer do documentário: