Dos livros para a vida: encontro na UFMG discutirá novas metodologias para o ensino de biologia
Mais de 240 profissionais da área de biologia e afins de todo o país estão confirmados no Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), que será realizado de 8 a 11 de novembro de 2023, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) da UFMG.
As discussões vão girar em torno de estratégias que se destinam a tirar a ciência dos livros para levá-la para a vida dos alunos, o que implica descobrir novas formas de lidar com o tema da origem da vida em sala de aula e traçar abordagens que se contraponham às metodologias tradicionais aplicadas no ensino médio. “Na aula, tem-se a ideia de que o livro é a ciência, mas ele não é”, resume a professora Adlane Vilas-Boas, coordenadora nacional do Profbio.
Com oficinas e palestras, a programação contará, por exemplo, com a presença do escritor e cientista político Rudá Ricci, que vai falar sobre a relação entre família, saúde mental e processos de aprendizagem escolar.
Mostra, samba e Inhotim
Também serão apresentadas as produções selecionadas na II Mostra nacional de educação em ciências da vida e da natureza e produtos educativos desenvolvidos por estudantes. Ao fim do ciclo de palestras, no dia 10, o grupo Samba do Corredor, composto de professores da Faculdade de Educação, realizará uma roda de samba. E as atividades do encontro serão encerradas, no dia 11, com uma visita cultural ao Museu de Inhotim, em Brumadinho.
O encontro também será transmitido no canal do ProfBio no Youtube. Para consultar a programação e horários, acesse a página do evento.