Duo Almeida-Galama apresenta música brasileira para saxofone e piano no Conservatório
O projeto Conexões musicais, do Conservatório UFMG, vai apresentar o recital Música brasileira para saxofone e piano no dia 24 de outubro, terça-feira às 19h30. O duo Almeida-Galama vai promover uma experiência imersiva e de apreciação e conhecimento acerca da música erudita brasileira e de câmara.
Composto em 2022, o duo é formado pelo professor de saxofone Paulo Eduardo e a professora de piano Paula Galama, docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo/Fames. Eles concentram seus trabalhos artísticos na interpretação de obras de compositores como Ronaldo Miranda, Renato Goulart, Radamés Gnatalli, Daniel Moreira, Liduino Pitombeira e Edmundo Villani-Cortês. O intuito é sempre valorizar e divulgar os artistas brasileiros.
Paulo Eduardo é doutorando em Música com ênfase em performance musical, sob orientação de Mauro Chantal, na UFMG. Atualmente, é concertista, bolsista da Capes e integrante do quarteto de saxofones 5 Oitavas, do qual foi um dos fundadores.
Paula Galama é doutora em Música com ênfase em performance musical pela University of Kentucky (EUA). Em sua carreira solo e de câmara, tem se apresentado em vários países e com diversas orquestras, incluindo a Sinfônica do Espírito Santo e a University of Kentucky Wind Ensemble. Em 2015, atuou como diretora musical do documentário Melodiário, sobre a obra homônima do compositor Jaceguay Lins.
Programa
Ronaldo Miranda (1948) – Fantasia
Para saxofone alto e piano
Renato Goulart (1980) – Imagens do Brasil
Para saxofone alto e piano
Radamés Gnattali (1906-1988) – Brasiliana nº 7
Para saxofone tenor e piano
Daniel Moreira (1988) – A ilha (estreia mundial)
I – A batalha do pica-pau
II – O balé do trigo e o vento
III – No meio do caminho havia uma...
IV – Entre fios e linhas
V – (Des)construção
Para saxofone alto e piano.
Liduino Pitombeira (1962) – Parsimony
Para saxofone alto e piano
Edmundo Villani-Côrtes (1930) – Ibira guirá recê
Para saxofone alto e piano