Em evento on-line, especialista mostra como funcionam os instrumentos financeiros de descentralização de créditos ao saneamento
O próximo evento on-line do ciclo aberto de encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap) apresentará a pesquisadores, universidades e organizações não governamentais os instrumentos financeiros para descentralização de créditos ao saneamento ambiental. A especialista na área ambiental e econômica Adriana Marques, que atua como gestora na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, é a palestrante do evento, agendado para quarta-feira, 15 de maio de 2024, às 19h, na plataforma Microsoft Teams.
Eduardo Coutinho de Paula, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG), será o moderador da mesa. Bonfilio Alves Ferreira, jornalista, advogado e consultor em Direito Ambiental e Urbanístico fará os comentários. Ouvintes que participarem pela primeira vez do ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.
A palestrante
Adriana Marques é doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Atualmente, faz pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Adriana Marques coordena os estudos econômicos e o gabinete da presidência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). É coordenadora da Escola Virtual Gov, da Escola Nacional de Administração Pública.
Adriana Marques foi secretária executiva no Ministério da Igualdade Racial, professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). Desde 2003, ela é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Adriana participou de projetos e treinamento pela Organização das Nações Unidas (ONU), Fundação Rockfeller e Fundação Kellog, no Japão, México, Inglaterra e Itália. Ela também é organizadora e autora do livro Arcabouço pedagógico para o estudo étnico-racial e ambiental.
Ciclo Aesap
O ciclo aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu no âmbito da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH). Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos sobre questões ambientais e de sustentabilidade.