Em recital barroco, Ars Nova canta as chagas de Jesus
Na quinta, dia 5 de setembro, às 19h30, o Ars Nova - Coral da UFMG apresenta o concerto Membra Jesu Nostri, no palco do Conservatório. Regido por Riane Menezes, o coro apresenta a beleza da retórica barroca alemã do compositor e organista Dietrich Buxtehude (1637-1707). O evento, gratuito, integra a programação do II Festival América Barroca.
As chagas de Cristo
A obra de Buxtehude é um ciclo de sete cantatas, que descrevem cada uma das chagas do corpo crucificado de Cristo: pés, joelhos, mãos, lado, peito, coração e face. Cantado a cinco vozes e apoiado pelo órgão contínuo, o recital traduz uma atmosfera de magia e misticismo, transportando os ouvintes aos momentos de sofrimento de Jesus.
O texto se baseia em poemas medievais, além de textos bíblicos como o Cântico dos cânticos e de outros livros do Antigo Testamento. Dietrich Buxtehude exerceu forte influência sobre Johann Sebastian Bach, que deixou sua cidade natal e viajou cerca de 400 quilômetros para ouvir o organista tocar.
Série Vertentes
A série Vertentes apresenta, a cada mês, concertos, debates, palestras e oficinas relacionados a uma corrente musical. Os eventos têm a participação de professores da UFMG e de outras universidades brasileiras, convidados locais, nacionais e internacionais.