Quinta, às 19h: palestra do ciclo Letras-Libras aborda língua de sinais falada no Piauí
Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, a partir das 19h, o canal do curso de graduação em Letras-Libras no YouTube transmite ao vivo a terceira edição do seu ciclo de palestras. No encontro desta semana, que será realizado na língua de sinais, o professor Anderson Almeida, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), apresenta a conferência Observações sobre a estrutura linguística da Cena: a língua de sinais emergente do povoado Várzea Queimada.
Pertencente à cidade de Jaicós, no Piauí, Várzea Queimada tem cerca de mil habitantes. A população local tem sua própria língua de sinais, a Cena, compartilhada por surdos e ouvintes. No encontro desta quinta, Almeida fará uma descrição preliminar da estrutura linguística da Cena. A sessão virtual é também uma oportunidade para conhecer um pouco mais outras línguas de sinais emergentes e a evolução e tipologia das línguas em geral.
As vagas de inscrição para emissão de certificados já estão esgotadas. No entanto, é possível assistir à palestra ao vivo e na íntegra pela internet.
Esta é a terceira conferência do ciclo do Letras-Libras. As edições anteriores abordaram os temas Metáforas: os desafios de sua compreensão por surdos sinalizantes, com a professora Michelle Murta, da Faculdade de Letras, e Os mecanismos de coesão gramatical e lexical em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o professor Charley Soares, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Ambas estão disponíveis no YouTube.