'Entre nós': exposição de estudantes da EBA valoriza trabalhos de artistas emergentes
De quinta a sábado (26 a 28 de setembro), a Casa Camelo, localizada no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, recebe a exposição Entre nós, que propõe um novo olhar sobre a arte contemporânea local. A produção e a curadoria são do Despensa Coletivo, grupo artístico multidisciplinar composto por Caio Marqz, Daniel Borges e Isabella Rosendo, alunos de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. A exposição começa na quinta, dia 26, das 19h às 22h, e continua nos dias 27 e 28, das 15h às 19h. O evento tem classificação etária livre.
Entre nós foi criada para preencher uma lacuna significativa no cenário artístico local, em que muitos artistas autônomos encontram dificuldades em acessar espaços e oportunidades de exposição. Organizada com a colaboração de artistas emergentes e autodidatas, a mostra oferece uma plataforma para que talentos em início de carreira apresentem suas obras ao público, proporcionando visibilidade ao trabalho de artistas da capital mineira e da Região Metropolitana.
Além de reconhecimento, a exposição também estimula a troca de experiências e a circulação de obras, formando uma rede que conecta artistas e o público de interesse. A mostra promove networking entre os artistas e cria um ambiente que favorece o desenvolvimento de suas carreiras e de um mercado alternativo de artes.
Curadoria
A curadoria reúne cerca de 49 obras, de 47 artistas, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, performance, vídeo performance e instalações, com temáticas que exploram questões contemporâneas como identidade, memória, território e cotidiano. Segundo o Despensa Coletiva, “cada obra representará uma faceta singular da produção artística contemporânea, oferecendo uma janela para a pluralidade de temas e estilos que emergem no panorama cultural de Belo Horizonte e da Região Metropolitana".
A exposição destaca a diversidade de abordagens e técnicas presentes na produção local, visando a inclusão de artistas que, devido à escassez de espaços expositivos, frequentemente estão à margem do circuito artístico convencional. As obras selecionadas refletem a diversidade do cenário artístico local e apresentam as experiências e perspectivas de artistas que estão iniciando suas jornadas.
A 1ª mostra de arte contemporânea Entre nós é feita em parceria com a Casa Camelo e tem apoio financeiro dos projetos de convivência da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG. Outras informações podem ser encontradas no perfil da exposição no Instagram.