Espaço do Conhecimento no 56º Festival de Inverno UFMG
O Espaço do Conhecimento preparou uma programação especial no âmbito do 56º Festival de Inverno UFMG, cujo tema é Territórios vivos, corpos plurais.
De acordo com Sibelle Diniz, diretora do Espaço do Conhecimento, o Festival de Inverno, que acontece desde 1967, é uma das principais e mais antigas ações culturais da Universidade. “Participar do Festival permite que o museu se aproxime de novos públicos, incluindo a comunidade acadêmica. Também possibilita o diálogo com os temas do Festival, que são marcados pela contemporaneidade e interdisciplinaridade”, destaca.
Olhares metropolitanos
Nos dias 25 e 26 de julho, haverá visitas mediadas à exposição MetropoliTRAMAS. Ao percorrer diferentes caminhos e trajetos, conexões e sentimentos, histórias e memórias, encontros e desencontros, os participantes poderão perceber como cada instalação retrata vivências que envolvem o cotidiano dos cidadãos metropolitanos. Na quinta-feira, o encontro terá acessibilidade em Libras.
Na sexta-feira, a visita vai trabalhar a percepção ambiental e patrimonial em Belo Horizonte e Região Metropolitana ao longo do recorte temporal de 1897 a 2015, bem como as possibilidades de apropriação do espaço urbano pelos moradores das cidades.
Durante as noites de realização do Festival, 16 registros fotográficos serão expostos na fachada digital do museu. Olhares metropolitanos é o título da exposição, que destaca a criatividade e originalidade das perspectivas de habitantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700, Funcionários, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h.