Espetáculo 'Eu odeio Hamlet', do curso de Teatro, volta aos palcos da UFMG
A peça Eu odeio Hamlet, produzida e encenada por graduandos em Teatro da Escola de Belas Artes, volta ao palcos de Belo Horizonte no âmbito do Circuito Cultural UFMG. O espetáculo é atração dos projetos Quarta doze e trinta e Ao cair da tarde em duas sessões gratuitas nos dias 21 de agosto de 2024, às 12h30, e 22, às 17h30, no auditório da Reitoria da UFMG.
A obra é uma adaptação do texto original de I hate Hamlet, de Paul Rudnick (1991), que foi traduzido e dirigido pela professora Mariana Lima Muniz. Eu odeio Hamlet é uma comédia paródica que conta a história de Andrew Rally, jovem ator de TV em ascensão, que, após ter sua série cancelada, muda-se de Los Angeles para Nova York para estudar teatro, mas se desespera ao conseguir o papel para interpretar Hamlet, protagonista de uma das maiores peças teatrais já escritas. O jovem é convencido por uma corretora de imóveis a alugar o apartamento onde morou o falecido ator John Barrymore, famoso pela interpretação de Hamlet em 1922. Em uma sessão espírita, eles invocam o fantasma do astro dos anos 20 para ensinar Andrew a interpretar o personagem.
Tributo ao teatro
Homenagem ao fazer teatral, que expõe a glória e o ridículo da atuação, a peça brinca com o imaginário sobre a tragédia shakespeariana e com clichês da TV e do teatro contemporâneo. O espetáculo é ambientado na década de 1990, quando foi escrito o texto original, trazendo elementos cênicos que remetem à época e sucessos como I Want It That Way, dos Backstreet Boys, e Without You, de Mariah Carey.