Estudantes do curso de teatro encenam peça inspirada no cordel de Fernando Limoeiro
O espetáculo de teatro popular No reino de Calamaço, baseado na literatura de cordel do autor Fernando Limoeiro, estará em cartaz nos dias 4 e 5 de outubro, às 19h30, no Teatro da Biblioteca, localizado na Praça da Liberdade. Adaptada e dirigida por Letícia Araújo, do curso de Teatro da UFMG, a peça vale-se do humor para propor uma reflexão sobre os impactos de um sistema opressor e o valor das emoções. Os ingressos estão disponíveis para venda no Sympla.
No reino de Calamaço, que estreou em agosto deste ano, é resultado do trabalho de conclusão de curso de Ana Laura Lopes para obtenção do bacharelado em Teatro pela UFMG. Ao explorar a riqueza da cultura popular, a montagem da peça une teatro, música, literatura de cordel e mascaramento. O espetáculo também tem cenário e figurinos exuberantes e uma trilha sonora, que reúne cantigas populares e composição autoral, como Nas ondas do mar, de Nicole Salmi.
A montagem é do grupo Às Avessas, criado por cinco atrizes do curso de Teatro da UFMG e tem a participação de estudantes das graduações em Teatro, Música e Design de Moda da UFMG.
Sinopse
“No reino de Calamaço não existe passatempo, o tempo que aqui se passa é todo para investimento, cada segundo é dinheiro, não há outro procedimento", informa o texto de divulgação da peça. Interpretada por Ana Clara Marques, Ana Laura Lopes, Isabella Saibert e Larissa Ferreira, a história se passa em um reino de governo tirânico, que se vê diante de uma nova imposição, a Lei do engole-choro. Mas, em meio ao deserto emocional e da repressão de sentimentos, ainda brilha uma chama de esperança que apenas um inesperado amor pode resgatar.