Estudos judaicos: Os objetos e as coisas na obra de Judith Grossmann
Será realizado, no dia 19 de agosto, o seminário Os objetos e as coisas na obra da escritora brasileira Judith Grossmann, promoção do Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da UFMG. A atividade será mediada pelo pesquisador Henrique Júlio Vieira, doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Poslit) da UFMG. O seminário ocorrerá no Auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale), às 14h.
As inscrições são realizadas no site do NEJ. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail nej.fale.ufmg@gmail.com.
Vieira apresentará o perfil de Judith Grossmann, nascida em Campos dos Goytacazes, em 1931, e falecida no Rio de Janeiro, em 2015. Ela foi escritora, crítica literária e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Durante a atividade serão analisadas as formas de hibridização entre a ficção e a biografia no seu arquivo literário, domiciliado na Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ) e na UFBA .
Henrique Júlio Vieira Gonçalves dos Santos é graduado em Letras Vernáculas e mestre em Literatura e Cultura pela UFBA. É assessor de coordenação da Rede de Pesquisa em Arquivos Literários, projeto destinado à organização e pesquisa dos acervos de Ildásio Tavares e Judith Grossmann. Ele desenvolve projeto de tese sobre a "potência arquivística" da ficção brasileira contemporânea, com ênfase na obra de Décio Pignatari, Nei Lopes, Silviano Santiago e da própria Judith Grossmann.