Exposição celebra 40 anos de trajetória do artista Fernando Augusto dos Santos Neto
Os 40 anos de carreira do artista plástico, pintor, desenhista e fotógrafo baiano Fernando Augusto dos Santos Neto são celebrados na exposição Fernando Augusto: desenho, pintura, fotografia e outras intoxicações, aberta ao público na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG. A curadoria e expografia é de Isa Bandeira, e as obras poderão ser vistas até 3 de novembro. A entrada é gratuita e tem classificação etária livre.
A expografia organiza a narrativa do artista em quatro módulos e abrange diferentes fases de seu trabalho: Infância e meninices, Formação, Rumo à abstração e Outra paisagem: livro de artista.
Fernando Augusto utiliza uma ampla gama de técnicas e materiais, como carvão, nanquim, lápis grafite, colagem e grafias escritas. Suas pinturas, predominantemente em acrílico, refletem um processo de industrialização nas artes e se adequam à sua abordagem gestual e intimista. A fotografia também desempenha papel central em sua obra, e a integração de fotografia e pintura cria uma dinâmica que convida o público a explorar as obras de diferentes ângulos e perspectivas.
Trajetória
Nascido na Bahia, Fernando Augusto dos Santos Neto vive em Vitória, no Espírito Santo. Artista plástico, pintor, desenhista e fotógrafo, ele trabalha o desenho como uma maneira de pensar a pintura, a fotografia, a escultura e o próprio desenho. É por meio do desenho que o artista constrói sua obra e busca lançar luz sobre o cotidiano pessoal, as relações interpessoais, a cultura, a tradição artística e as cenas da vida brasileira. Ao lado do desenho, o artista também utiliza as linguagens da fotografia e da literatura para criar livros de artistas em livros diversos e catálogos de exposições de arte.
Graduado em Artes Plásticas com habilitação em Gravura pela UFMG, Fernando Augusto é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França. Atualmente, é professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).