Extração, inovação e transição energética de nióbio é tema de seminário na Escola de Engenharia
Na próxima segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, o projeto Obtenção de compostos de nióbio de alta pureza a partir de matérias-primas minerais e metálicas, coordenado pela professora Sônia Rocha, promoverá o seminário Nióbio: desafios e soluções – da extração à inovação e transição energética.
A abertura será às 9h, e o encerramento, às 17h. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas até quarta-feira, dia 6, em formulário eletrônico. O evento terá lugar na sala 1.010 da Escola de Engenharia da UFMG. O credenciamento começa às 8h.
O seminário também integra a disciplina de graduação Tópicos especiais em Engenharia de Minas: organização de eventos em mineração – nióbio, em que os estudantes desenvolvem habilidades específicas e se aproximam da comunidade, em atividade típica de extensão, que é inserida na graduação.
Economia mineral
O evento terá, além das apresentações de resultados do projeto obtidos pelos pesquisadores no primeiro ano, a presença de dois palestrantes da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) de Araxá e do professor Frederico Marques Penha, do Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH), que também integra a equipe do projeto.
Algumas das palestras vão tratar de economia mineral e análise da competitividade da mineração de nióbio; produção de óxido de nióbio de alta pureza via purificação do pirocloro por lixiviação; investigação das diferentes estruturas cristalinas obtidas na calcinação do ácido nióbico.