Hoje, às 19h30: Conservatório recebe coro feminino polifônico de vozes iguais
Nesta terça-feira, 21 de maio de 2024, o coro Lumine Vocis sobe ao palco do Conservatório UFMG, às 19h30, para interpretar canções originalmente compostas para coro feminino e outras com arranjos elaborados para esta formação coral, a duas, três ou quatro vozes, a cappella ou com acompanhamento de piano. A regência e preparação vocal é do maestro Álvaro Antônio Rodrigues, com participação da pianista Cláudia Mariza Carvalho Salgado.
O repertório apresenta a versatilidade da polifonia para vozes iguais em canções que passam pelo período renascentista, romântico e contemporâneo com compositores como Luca Marenzio, Charles Gounod, Johannes Brahms, Grace Hegy, Fito Paez e outros. O programa também inclui obras de compositores brasileiros como Cláudio Santoro, Milton Nascimento, Fernando Brant, Jaime Ovalle, Waldemar Henrique, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Chico Buarque.
Exclusividade
Criado em março de 2017, o Lumine Vocis é um coro polifônico feminino de Belo Horizonte formado por cantoras com experiência no canto coral e solistas com passagem por outros grupos, que se destacam na música de câmara pela musicalidade e técnica vocal. Seus integrantes sustentam que a exclusividade de vozes (sejam femininas ou masculinas) é capaz de gerar uma perfeita e bela polifonia.
O repertório abrange obras de todos os períodos da história da música, sacras e profanas, além de canções populares. Em 2022, o coro Lumine Vocis foi convidado para a Campanha de Natal do Hemominas. Em 2023, participou do 15º festival canta Del Rei, e dos encontros de corais de São Tiago, em Belo Horizonte, e do Retiro do Chalé, em Brumadinho.