Metáfora e ciência se unem em obra exposta no Centro Cultural
A instalação Em teoria, do artista visual Sergio Augusto Medeiros, está em exposição no Centro Cultural UFMG. Fruto de sua tese de doutorado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, a obra destaca uma descoberta científica feita por meio da observação microscópica e promove uma interação entre ciência e metáfora.
A obra poderá ser vista até 11 de agosto de 2024. A exposição integrou a programação do 56º Festival de Inverno UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação etária livre.
Processo investigativo
A exposição abrange uma série de processos interligados e centrados no desenvolvimento de descrições, incluindo representações de conceitos, linguagens e códigos. Seu propósito reside em elaborar e articular a hipótese subjacente a uma teoria científica. Essa estrutura se destina a descrever, prever e controlar fenômenos por meio de uma análise fundamentada em evidências empíricas, hipóteses e modelos estabelecidos. O processo investigativo de Sergio Medeiros avança por etapas que incluem a identificação, observação, formulação, teste e análise dos resultados, incorporando elementos que refletem as convenções do ambiente técnico-acadêmico.
O trabalho do artista se concentra em temas investigativos, metodológicos e teóricos e faz referência a estudos codificados em uma série de pesquisas. Ele utiliza a microscopia como metáfora da ciência em relação às descobertas científicas que aprofundam e expandem o conhecimento. As técnicas usadas por Menezes são impressões a jato de tinta, textos e vídeos.
Em teoria possibilita expandir a pesquisa acadêmica como proposição artística, sugerindo uma experiência conceitual da comunicação científica. A exposição combina a formatação da pesquisa com a metaforização e questiona as hierarquias e os processos que sustentam o desenvolvimento das teorias.