Minicurso aborda as noções de gênero no Egito antigo; inscrições abertas
O Centro Acadêmico de História da UFMG (Cahis) está com inscrições abertas para o minicurso sobre história do Egito, que será ministrado pela professora Thais Rocha da Silva, do Departamento de História da UFMG. O valor das inscrições é de R$ 25 para o público geral e de R$ 20 para estudantes assistidos pela UFMG (fumpistas). As inscrições devem ser feitas até 25 de novembro por meio de formulário específico. As aulas ocorrerão no período de 27 de novembro a 18 de dezembro, às quartas-feiras, das 17h às 19h, na modalidade on-line.
O minicurso promoverá reflexão sobre as noções de feminino e masculino no Egito antigo e sobre as definições e os debates sobre o conceito de gênero utilizados para o estudo das sociedades antigas. Nas aulas, serão analisadas as representações de homens e mulheres na arte no contexto funerário e em textos e monumentos de diferentes períodos da história egípcia, com destaque para a forma como essas informações foram interpretadas pela Egiptologia.
Revisitar interpretações
O minicurso possibilita ao participante construir uma visão mais aprofundada da vida de homens e mulheres em diversos contextos sociais, como família, trabalho, religião e sexualidade. Serão debatidos aspectos importantes que ajudam a repensar antigas interpretações do material egípcio, como a Egiptologia vem revisitando essas interpretações e também como a cultura popular criou e reforçou estereótipos sobre os antigos egípcios, sobretudo na sua relação com a história africana.
A professora Thais Rocha da Silva é doutora em Egiptologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Sua pesquisa é focada, principalmente, em arqueologia, cultura material e espaço doméstico no Egito Antigo.
Conteúdo
Aula 1 (27/11): O feminino e o masculino nas fontes egípcias: fontes e interpretações
Aula 2 (04/12): A vida cotidiana no Egito antigo
Aula 3 (11/12): O mundo divino e a realeza. Foco nas fontes
Aula 4 (18/12): Os antigos egípcios entre os estereótipos e a cultura popular
Os alunos do minicurso receberão certificados equivalentes a carga horária de 8 horas. As aulas ficarão gravadas durante 30 dias, contados a partir da última aula, e serão disponibilizadas para os inscritos.