Sexta, às 19h30: música eletroacústica é atração de concerto em estúdio do Conservatório
Na sexta, 18 de outubro, às 19h30, o Circuito Contemporâneo apresenta obras eletroacústicas no estúdio do Espaço de Criação e Invenção Sonora (Ecris) do Conservatório UFMG. O concerto reúne cinco composições de Versiani, Ratto, Tássio Caetano, Henrique Vaz e Nahuel Litwin. Algumas das obras foram selecionadas em um concurso organizado pela Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica e o Festival escuta aqui! e será repetido em outros espaços em Curitiba (PR), Vitória (ES) e Recife (PE). O evento tem entrada gratuita.
Entre as canções do programa estão sSssSopro do compositor brasileiro Arthur Versiani. O poema recita e explora a sonoridade de algumas palavras com o fonema /s/. Os sons de ar misturados à luz de uma camada de vídeo produzem um “jogo de ventania”, descreve o compositor. Em seguida, é apresentada Memoria, do compositor e designer de som italiano Diego Rato.
A terceira obra é Pati, música eletroacústica do brasileiro Tássio Caetano, que propõe uma viagem sonora imersiva entre o material e o surreal. Com a referência à passagem do artista pelo Vale do Pati, na Chapada Diamantina (BA), a peça vale-se dos sons gravados no local e de sons sintéticos. Mimosa pudica, do também brasileiro Henrique Vaz, integra o programa com uma peça audiovisual que explora as implicações da representação da natureza como um espaço feminilizado e domesticado. Mimosa pudica é uma espécie de planta conhecida pelo sua rápida resposta a perturbações físicas, fingindo-se de morta.
Encerrando o evento, será apresentado Cuento de Pulgas, do argentino Nahuel Litwin. O trabalho surgiu do escaneamento em 3D de um mercado de objetos usados em Buenos Aires. A experiência tem o objetivo de criar um passeio virtual que transforma os espaços estreitos e sobrecarregados do mercado.
Experiência imersiva
Os concertos da série Circuito Contemporâneo ocorrem mensalmente no Espaço de Criação e Investigação Sonora (Ecris), laboratório situado no Conservatório UFMG e vinculado ao Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC) da Escola de Música. Equipado com um sistema de som de oito canais e projeção de vídeo em telão, o Ecris reúne pesquisas e criações realizadas no campo da música eletroacústica, da música mista, da arte sonora e de outras explorações artísticas dos meios digitais e eletroacústicos, o que proporciona uma experiência audiovisual imersiva aos participantes.