Instalação artística com folhas secas propõe reflexão sobre transformações
Um olhar ao redor, do artista capixaba Luiz Cláudio Perpétua Custódio, está em exposição no hall de entrada do Centro Cultural UFMG até 3 de novembro. A visita, gratuita e de classificação etária livre, é de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG, e integra o projeto Escultura no Centro.
Por meio de folhas secas, a obra Um olhar ao redor convida o público a explorar novas perspectivas sobre o ambiente, compreender e perceber as constantes transformações que ocorrem desde o início do mundo - de maneira evidente ou sutil. "Na natureza, as transformações estão presentes em cada detalhe, permitindo novos começos ao rompimento dos ‘casulos’. Diferentemente da natureza, nossos casulos são mentais, impostos sobre nós, dificultando a visão daqueles que temem alçar voo", informa o texto de divulgação.
Trajetória
Luiz Cláudio Perpétua Custódio, artista visual pela UFMG, é fundador da marca de acessórios de moda Malujoom, localizada em Belo Horizonte. Natural do Espírito Santo, ele se mudou para a capital mineira ainda na infância, período em que já demonstrava afinidade com as artes. Seu interesse pelas artes escultóricas surgiu do desejo de criar obras que dialogassem com o corpo. Luiz Perpétua usa grande variedade de materiais e técnicas inspiradas no conceito do afrofuturismo.