Evento acadêmico

Novembro Azul no HC: em live, especialistas abordam prevenção do câncer de próstata

O Hospital das Clínicas da UFMG abre, nesta terça, dia 7 de novembro de 2023, sua programação relativa ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer e de outras doenças da próstata. A partir das 15h, uma live no YouTube reunirá os professores Paulo Cézar Martins, Marcelo Campos e Augusto dos Reis, que também vão tratar da disfunção sexual masculina. Para participar, os interessados só precisam acessar a plataforma minutos antes do evento.

Como parte da campanha, o Hospital das Clínicas está com uma exposição de três réplicas da estátua do menino de Bruxelas (Manneken Pis) com a seguinte mensagem: “A diminuição do jato de urina pode indicar alguns problemas de saúde, sendo as doenças da próstata o principal deles". As estátuas representam a intensidade do jato de urina, e o último boneco faz uso de sonda urinária.

Durante o mês, a fachada do HC ficará iluminada de azul para lembrar a importância da prevenção e o cuidado com a saúde masculina. Com o apoio da Escola de Enfermagem, também será realizada abordagem educativa por meio de distribuição de panfletos aos frequentadores do campus Saúde.

Doença silenciosa
Segundo tipo mais comum entre os homens (atrás apenas do tumor maligno de pele não melanoma), o câncer de próstata tem evolução silenciosa e não pode ser evitado. No entanto, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, que pode chegar a 90% dos casos identificados prematuramente.

O urologista Marcelo Esteves, que coordena o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (Cetec) do HC, destaca que os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres, e uma das causas dessa diferença é a resistência a realizar um cuidado maior com a saúde. “Por uma série de questões culturais e educacionais, eles geralmente só procuram o serviço de saúde quando perdem sua capacidade de trabalho. Com isso, perde-se um tempo precioso de diagnóstico precoce ou de prevenção, já que chegam ao serviço de saúde em situações-limite”, afirma Esteves.

Existe um momento-chave para iniciar a prevenção ao câncer de próstata?  “Os homens devem procurar o urologista a partir dos 50 anos para avaliação e realização do exame anualmente. Se há histórico desse câncer na família, é necessário antecipar para 45 anos", recomenda Fábio Vilar, chefe da Unidade do Sistema Urinário do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). 

Por meio da dosagem dos antígenos específicos da próstata (PSA, da sigla em inglês) ou pelo toque retal, é possível perceber uma alteração provocada pelo tumor. Com essa suspeita, o paciente é encaminhado para a realização da biópsia prostática, com base na qual o diagnóstico será processado.

Descrição Imagem
Réplicas da estátua do menino de Bruxelas (Manneken Pis) instaladas no Hospital das Clínicas fazem alusão à campanha Foto: Divulgação Hospital das Clínicas da UFMG

Ficha técnica

Serviço

6 a 7 de novembro de 2023

On-line

Adicionar ao meu calendário

https://www.youtube.com/centrodetelessaudeHCUFMGRTMG