Novembro Negro: rapper Tamara Franklin apresenta show no Centro Cultural que marca nova fase de sua carreira
O Centro Cultural UFMG vai receber, nesta quinta, 30 de novembro de 2023, a rapper Tamara Franklin. Ela vai apresentar o show Ecdise, às 19h. O evento integra a programação da sexta edição do Novembro Negro UFMG, que neste ano segue a temática Ancestralidade e coletividade: aquilombar para permanecer. A entrada é gratuita, com classificação etária livre.
Ecdise é o fenômeno de troca de pele das cobras, processo necessário para o crescimento do animal e que simboliza transformação. O show faz menção ao atual momento da carreira de Tamara Franklin, que se prepara para novos lançamentos, com novas linguagens.
Acompanhada pelo DJ Pooh, a rapper vai interpretar canções que influenciaram seu empreendimento na arte, rememorar músicas de seu primeiro álbum (Anônima, 2015), celebrar o fechamento do ciclo de seu último álbum (Fugio, 2020) e experimentar algumas das faixas que compõe seu novo repertório.
Sobre a artista
Mineira de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Tamara Franklin é MC e compositora desde a infância. Em 2008, fundou o grupo H2S2, com o qual participou de festivais como o Hutuz (Rio de Janeiro, 2009) e Hip hop na veia (Betim, 2010). Em 2016, ela foi a segunda rapper de Minas a lançar um disco solo, intitulado Anônima. Em 2020, lançou o álbum Fugio – rotas de fuga pro aquilombamento, resultado de pesquisa sobre o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. No ano seguinte, a artista venceu a oitava edição edição do Prêmio da Música de Minas Gerais. Prova da força entre as mulheres da cultura hip hop, Tamara se destaca pela imagem marcante, escrita audaz e pelo flow versátil. É por meio do rap que ela dialoga com as mais diversas texturas e ritmos da arte e cultura negra.