Outubro Prateado: simpósio no HC discute o envelhecimento de pessoas LGBTQIA+
Celebrando o Outubro Prateado, mês em alusão e incentivo à qualidade de vida da pessoa idosa, o Programa de Extensão em Psiquiatria e Psicologia de Idosos (Proepsi) realizará o 1º Simpósio de envelhecimento e saúde LGBTQIA+. O evento reunirá palestrantes de renome nacional para discussão da temática, o que oferece uma oportunidade de aprendizado e networking aos participantes. Serão organizadas três mesas de debate, a serem realizadas de forma gratuita nos dias 18 e 19 de outubro, por meio da plataforma Zoom Workplace. As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 no site Even3.
O simpósio é organizado pelo Proepsi-UFMG com o apoio do Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) do Hospital das Clínicas da UFMG e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Programação
1ª mesa de debate: Aspectos demográficos e determinantes sociais do envelhecimento de pessoas LGBTQIA+
O debate aborda como as desigualdades sociais, a discriminação e a falta de políticas públicas impactam a qualidade de vida dos idosos LGBTQIA+.
Data: 18 de outubro de 2024
19h: Abertura
19h20: Envelhecer LGBTQIA+: histórias de lutas e direitos, palestra do Diverso UFMG
20h: Corpos trans e longevidade: realidades e cenário atual, com Sayonara Nogueira (Rede Trans Brasil)
20h40: Políticas públicas e envelhecimento da população LGBTQIA+, com Lírica Matos (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) e Rosa Maria (coordenação de Saúde Indígena)
21h20: Discussão
22h: Encerramento
2ª mesa de debate: Velhices LGBTQIA+: principais aspectos de saúde relacionados ao envelhecimento
A segunda mesa de debate explora as particularidades da saúde física e mental de pessoas idosas LGBTQIA+, como o acesso ao sistema de saúde, os desafios psicológicos, os impactos do isolamento social e as condições crônicas agravadas por discriminação e estigmas.
Data: 19 de outubro de 2024
8h: Envelhecimento LGBTQIA+ e saúde mental, com Laiane Tabata (UFMG)
8h30: Às particularidades de saúde de pessoas LGBTQIA+ idosas, com Milton Crenitte (USP)
9h: Sexualidade em idosos LGBTQIA+, com Rogéria Werneck (UFMG)
9h30: Discussão
3ª mesa de debate: Os desafios para a garantia da equidade de idosos LGBTQIA+
A última palestra aborda as barreiras e dificuldades enfrentadas no acesso a direitos e serviços, como saúde, moradia e segurança, além de discutir preconceitos específicos ligados à idade e à orientação sexual ou identidade de gênero. A discussão foca políticas públicas e ações capazes de promover um envelhecimento digno, inclusivo e igualitário.
Data: 19 de outubro de 2024
10h30: Envelhecimento das populações transexual e travesti, com Eduardo Siqueira (UFMG)
11h: Lares de idosos: também são lares para idosos LGBTQIA+?, com Sônia Sissy Kely (ativista social) e Diego Félix (USP)
11h30: As cores e dores do luto não legitimado em idosos LGBTQIA+, com Gabriela Casellato (Quatro Estações Instituto de Psicologia)
12h: Discussão
A programação completa pode ser consultada no site de inscrição do evento e no perfil do Proepsi no Instagram.