Evento acadêmico

Palestra de pesquisadora da Grécia analisa a oratória clássica e a moderna nação grega

Ver cartaz do evento >

O projeto de extensão UFMG noturna recebe nesta sexta, 1º de novembro, às 19h, no CAD2 (sala 415C), a professora e helenista grega Myrto Aloumpi, que encerra estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Fafich/UFMG.

Na palestra, sob o título Ideological fictions and collective identities from the modern nation to classical Athens, a pesquisadora parte do livro recém-publicado Arqueologia, nação e raça: confrontando o passado, descolonizando o futuro na Grécia e em Israel (2022), dos arqueólogos Yannis Hamilakis e Rafael Greenberg. Na obra, os autores tratam da criptocolonização como um processo que condicionou a criação das nações modernas da Grécia e de Israel e continua moldando suas identidades nacionais.

Myrto se concentra no caso grego. Ela explorará os conceitos de helenismo ocidental e helenismo indígena, propostos por Hamilakis, para mostrar que os elementos constituintes desses dois conceitos podem remontar à ideologia da Atenas clássica e ao seu discurso público. Para isso, a pesquisadora vai analisar excertos de textos dos oradores Ésquines e Lísias.

A professora encerra sua temporada na UFMG após um ano de pesquisa, a oferta de um Seminário no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Fafich/UFMG, a coorganização do 11º Simpósio Lendo, vendo e ouvindo o passado e participação em atividades em outras universidades brasileiras, com as quais a linha de Filosofia Antiga tem conexões, como o Grupo Rhetor, da UnB. O estágio contou com bolsa do programa Capes/PrInt e teve supervisão da professora Maria Cecília de Miranda N. Coelho.

A palestra de Myrto Aloumpi será para público mais amplo da graduação e pós, mas aberta também ao público geral. Ela vai falar inglês, e o texto em português será projetado.

Estudos Clássicos
Myrto Aloumpi se graduou em Letras Clássicas na Universidade de Creta (Grécia) e cursou mestrado e doutorado em Oratória Grega na Universidade de Oxford. Na área dos Estudos Clássicos, é pesquisadora no Centre for Oratory and Rhetoric da Universidade de Londres, na Universidade de Creta (pós-doutorado) e pesquisadora honorária na Universidade de Liverpool (Reino Unido), onde também lecionou. 

Programa de extensão
O UFMG noturna, coordenado pela professora Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich, é um projeto de extensão direcionado às disciplinas de História da Filosofia Antiga I e II, mas aberto também ao público geral. As atividades mensais propiciam diálogo interdisciplinar entre a Filosofia e áreas como Letras, Arqueologia, Teatro e História, com a presença de professores da UFMG e, eventualmente, de outras universidades do Brasil e do exterior. Nas palestras presenciais, não é necessário que o público externo faça inscrição prévia; basta assinar a lista de presença para receber certificado de participação. 

Descrição Imagem
Myrto Aloumpi tem vínculos com as universidades de Creta, Oxford e Liverpool Foto: acervo pessoal

Ficha técnica

Serviço

30 de outubro a 1 de novembro de 2024

CAD2 (sala 415C)

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha