Hoje, às 18h30: Palestra trata das articulações sobre a ideologia de gênero como projeto de poder
O professor Rogério Junqueira, doutor em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Universidades de Milão e Macerata, na Itália, é o convidado do atual ciclo de debates do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG. Com o tema A invenção da ideologia de gênero: um projeto de poder será no Espaço do Conhecimento UFMG, a partir das 18h30 desta quarta-feira, 29 de novembro.
Por meio da reflexão sobre projetos neoliberais e neoconservadores, serão debatidas as articulações políticas relacionadas à chamada ideologia de gênero e sua contribuição para a manutenção do status quo heteronormativo, racista e classista. A conversa também pauta a estatização da Escola sem Partido e seus efeitos como estratégia para assegurar a manutenção de contextos autoritários e de ataque aos princípios democráticos.
Marco Aurélio Máximo Prado, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFMG e coordenador do NUH, será o mediador da conversa. O evento é gratuito e aberto ao público geral.