Pianista André Mehmari é a atração de hoje da Mostra Retratos do Brasil
Do barroco francês de Louis Couperin a leituras de Noel Rosa, o pianista André Mehmari transita com desenvoltura por diferentes estilos e épocas em recital solo que apresenta nesta terça-feira, 11 de junho de 2024, às 19h30, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534). O evento integra a programação da II Mostra Retratos do Brasil, que traça uma radiografia da pluralidade da música brasileira. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O repertório do recital inclui a versão de Mehmari da monumental Chacona em Ré menor, de Bach, composta originalmente para violino solo, além de leituras espontâneas e inéditas de Noel Rosa, que criou pequenas crônicas brasileiras a partir das canções.
O músico também leva aos palcos sua versatilidade de pianista-compositor: ao improvisar sobre temas propostos pelo público, cria verdadeiras suítes inéditas em tempo real, de modo a conectar músico e audiência com o tempo presente.
Vasta produção
André Mehmari é considerado um dos maiores expoentes da música brasileira atual. Sua vasta produção inclui peças de piano solo, jazz, ópera, música orquestral, música de câmara e canções populares. Desde 1998, o artista lançou mais de 50 álbuns, tendo sido indicado duas vezes ao Grammy Latino. Em 2022, foi triplamente reconhecido no Prêmio Profissionais da Música e, em 2023, recebeu o Grande Prêmio Concerto por sua intensa produção de música clássica naquele ano.
Ele atuou como pianista ao lado de Antônio Meneses, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Maria João Grancha, Makoto Ozone, Toninho Horta, Fafá de Belém e Alaíde Costa, entre outros nomes de destaque.
Sobre a mostra
Lançada em 2022, por ocasião dos 200 anos da independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Mostra Retratos do Brasil tem como proposta incentivar, por meio da música, a reflexão sobre a pluralidade da identidade brasileira.
De junho a outubro de 2024, a segunda edição da Mostra Retratos do Brasil abriga, no Conservatório UFMG, workshops, bate-papos e concertos gratuitos que evidenciam a grande diversidade da música brasileira.
A curadoria passa por gêneros como a música tradicional, a canção popular, a música instrumental, a canção infantil e a música erudita. O evento também lança um olhar especial para repertórios com menos visibilidade midiática, com prioridade para a valorização dos músicos de Minas Gerais e, sobretudo, de Belo Horizonte.
Ainda no mês de junho, a Mostra traz outras duas atrações, sempre no Conservatório UFMG: Celso Adolfo leva sua música autoral à casa na sexta, 16 de junho, às 20h, e o grupo mineiro Toca de Tatu se junta à paulista Léa Freire no dia 27 de junho, às 19h30, em um concerto de música instrumental.