Presença das mulheres na história do samba será celebrada em show no Conservatório
O Samba na Roda da Saia, grupo formado apenas por mulheres, subirá ao palco do Conservatório UFMG na próxima quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, às 19h30. O show Elas por elas – a presença das mulheres na história do samba tem, em seu repertório, composições de Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Teresa Cristina, Mart'nália, entre outras.
A roda de samba terá participação de Aninha Felipe, Elite Ná, Dóris, Amanda Júlia, Marinêz, Mônica Negona, Laura Souza e Isadora Belilo. O evento será gratuito e aberto ao público geral.
Resistência da negritude
Para a produtora do evento, a sambista Rosane Pires, o samba existe porque as mulheres o protegeram. "Nós continuamos essa história de salvaguarda no Samba na Roda da Saia, buscando dar visibilidade à voz de mulheres sambistas, sejam cantoras, intérpretes, compositoras ou musicistas", afirma a artista. "O samba que reverencia as marcas culturais da religiosidade de matriz africana sempre esteve presente nas rodas de samba e nas apresentações de diversos sambistas do país inteiro. É cada vez mais importante dar espaço a esse manancial artístico e de resistência da negritude."