Professora Márcia Angela Aguiar é homenageada em novo episódio da série ‘Bibliografia viva’
A quarta temporada da série Bibliografia viva chega a seu terceiro episódio com uma homenagem à professora Márcia Angela Aguiar. O programa vai ao ar no canal da Faculdade de Educação da UFMG no YouTube, nesta terça-feira, 24 de setembro de 2024, às 19h. Os participantes receberão certificados.
Miriam Fábia Alves e Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Janete Azevedo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participam da homenagem. Os professores da UFMG Luciano Mendes e Celsiane Araújo atuarão como moderadores.
Política educacional
Natural de Garanhuns (PE), Márcia Angela da Silva Aguiar dedica sua carreira profissional à educação e ao magistério em todos os níveis de ensino. A professora desenvolve pesquisas com ênfase em política educacional, principalmente nas áreas de formação de profissionais da educação, gestão da educação e educação superior.
Márcia integrou a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), no período de 2014 a 2018. Ela coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias comissões de avaliação de cursos da Sesu/MEC. Atualmente, Márcia é presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e tem presença destacada no âmbito das entidades da sociedade civil organizadas no campo da educação no Brasil, como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
Trajetória acadêmica
Márcia Aguiar é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela USP. A pesquisadora fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás, ministrou cursos e estagiou na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e na Universidade Católica de Córdoba, na Argentina.
A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, a série Bibliografia viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, da Ufop.
Vários intelectuais foram homenageados nas três primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.
Atualizações sobre o projeto são publicadas em seu perfil no Instagram.