Evento cultural

Sábado, às 14h: 'Educação na praça' vai apresentar conteúdos de astronomia para professores do ensino fundamental

Com o objetivo de apresentar a astronomia para professores do ensino fundamental 1 e fortalecer o processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem, o Espaço do Conhecimento UFMG realizará novo encontro no âmbito do projeto Educação na Praça. A atividade, gratuita, ocorrerá no sábado, dia 20 de abril de 2024, às 14h.

A participação ocorrerá mediante inscrição prévia em formulário on-line. O bate-papo, direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, será acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e contará com emissão de certificados para os participantes.

O ensino de astronomia estimula a curiosidade e a compreensão de diversos fenômenos. No entanto, a inserção de tais conteúdos nas aulas pode enfrentar desafios, como a falta de recursos e as condições de trabalho dos professores. 

Roda de conversa
Para contribuir com as práticas educativas, o evento propõe uma roda de conversa que abordará a influência da astronomia no desenvolvimento da humanidade. Temas clássicos da área, como as coordenadas astronômicas, o conceito de esfera celeste, a determinação dos pontos cardeais e os movimentos que originam as estações do ano, também serão abordados. 

O convidado desta edição é Diógenes Martins Pires, licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências pela UFMG. Em seu trabalho, ele propõe uma abordagem pedagógica inovadora e um compromisso com a aprendizagem contínua.

Descrição Imagem
Professores se reunirão para ampliar compreensão sobre as várias facetas da astronomia Foto: Divulgação | Espaço do Conhecimento UFMG

Ficha técnica

Educação na Praça - Astronomia para professores do Ensino Fundamental I
Data: 20 de abril de 2024
Horário: 14h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
Evento gratuito

Serviço

17 a 20 de abril de 2024

Espaço do Conhecimento UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca