Segunda, às 19h30: concerto 'Sons de resistência' explora novas sonoridades e converte objetos comuns em instrumentos musicais
Nesta segunda, 19 de agosto, o Conservatório UFMG recebe, a partir das 19h30, o concerto Sons de resistência, com o percussionista luso-brasileiro Luís Bittencourt. O musicista vai apresentar sua criação musical por meio da exploração de novas sonoridades e do uso de objetos e materiais vulgares, que não são usualmente reconhecidos como instrumentos musicais, como forma de promover uma reflexão sobre práticas de resistência no mundo contemporâneo.
Parte da programação da X Mostra de Percussão da UFMG, o concerto integra a obra Import/Export: percussion suite for global junk, do inglês Gabriel Prokofiev e conta com vídeos exclusivos criados pelo artista português Flávio Almeida. O programa apresenta obras de Luís Bittencourt, que busca romper com os ideais estéticos dominantes que separam música e ruído, sons musicais de sons não musicais, arte e cotidiano.
O evento
A Mostra de Percussão da UFMG foi criada com o objetivo de divulgar produções artístico-intelectuais desenvolvidas por alunos e professores de graduação e pós-graduação da área de percussão da Escola de Música da UFMG. Também participam do evento artistas locais, nacionais e internacionais com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre convidados e alunos e enriquecer o repertório musical, artístico e pedagógico da mostra.