Segunda, às 19h30: Sérgio Freire toca sua 'pandora' no Conservatório UFMG
Um concerto estruturado em torno de uma caixa-clara modificada, denominada pandora, será apresentado nesta segunda-feira, 6 de maio de 2024, no Conservatório UFMG, pelo professor Sérgio Freire, da Escola de Música.
Em Tocando com pandora: música, dança, tecnologia, Freire mobiliza sua pandora por meio de sensores ou pelo envio de áudio de outros instrumentos para um alto-falante em seu interior.
O músico terá a companhia de Raquel Pires, Arthur Versiani, Thiago Félix, Felipe José e Anderson Aleixo. O grupo vai executar cinco peças que exploram a caixa com diferentes sistemas interativos computacionais desenvolvidos no Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (Lapis).
Os artistas
Professor associado da Escola de Música, Sérgio Freire atua nas áreas de composição, orquestração e sonologia. Desde 1998, coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (Laís).
Raquel Pires é professora de dança da Escola de Belas Artes da UFMG e se dedica à coreografia, improvisação coletiva e ao uso de novas tecnologias na arte.
Arthur Versiani e Thiago Félix são graduandos em composição, com intensa prática instrumental e experiência em improvisação livre. O compositor e multi-instrumentista Felipe José cursa doutorado em processos analíticos e criativos na música. Anderson Aleixo é graduando em dança e tem experiência em improvisação.