Seminário ‘Implicações do Novo Marco Legal CT&T na UFMG’
A comunidade acadêmica e representantes de organismos de inovação estarão reunidos nesta quinta, 31, na UFMG, para discutir a aplicação da lei nº 13.243/16, conhecida como Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que permite, entre outras novidades, que professores em regime de dedicação exclusiva desenvolvam pesquisas dentro de empresas e que laboratórios universitários sejam usados pela indústria para o desenvolvimento de novas tecnologias – em ambos os casos, com remuneração.
As discussões servirão de base para a reformulação da Política de Inovação da UFMG. A mediação será do diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, professor Gilberto Medeiros. Após a fala dos convidados, será aberto debate.
Participarão da roda de conversa Elza Fernandes de Araújo, assessora adjunta de Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o professor Gesil Sampaio Amarante Segundo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, e André Alves Pereira de Melo, servidor da Controladoria-Geral da União e assessor da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também estarão presentes o reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida.