Série 'Bibliografia viva' homenageia educadora Silke Weber, da UFPE
A série Bibliografia viva vai homenagear a professora Silke Weber, cuja trajetória é marcada por lutas pela democratização da educação e da sociedade, no dia 31 de outubro de 2023, terça-feira, às 19h. O evento, que tratará das contribuições da professora nos campos da educação e da sociologia, será transmitido pelo canal da Faculdade de Educação no YouTube.
Silke Weber graduou-se em pedagogia na Faculdade de Filosofia de Recife, nos anos 60. Em Paris, cursou a especialização em planejamento da educação no Instituto Internacional de Pesquisa e Formação em Educação e Desenvolvimento (IRFED). Realizou o mestrado em psicossociologia e fez doutorado em sociologia na Universidade René Descartes em Paris. Também desenvolveu estudos pós-doutorais nas universidades de Bremen, na Alemanha, de Paris e de Londres.
De origem alemã, Silke Weber nasceu em Aracaju (SE), em 1938. No mesmo ano, mudou-se com sua família para Recife, onde se estabeleceu por toda a vida. Ela foi professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 35 anos, atuando no Departamento de Psicologia, no qual se aposentou em 2003. Recebeu o título de professora emérita da UFPE em 2007.
Weber não estará presente em sua homenagem. A roda de conversa será conduzida pelos professores Celsiane Araújo e Fabrício Vinhas, da UFMG, e terá como convidados Alice Botler e Eliane Veras, ambas da UFPE, Amurabi Oliveira (UFSC) e Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MG).