Hoje, às 10h: inauguração dos anexos da EBA
Nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, às 10h, serão inaugurados os novos anexos da Escola de Belas Artes (EBA), no campus Pampulha. A conclusão dos prédios consolida a expansão de uma das unidades acadêmicas da UFMG que mais cresceu na última década, visto que a obra foi projetada no âmbito do Plano de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), lançado em 2009.
Os prédios já estão funcionando desde fevereiro deste ano. A obra foi iniciada em março de 2012, paralisada dois anos depois e retomada em março de 2022, sendo concluída em dezembro do ano passado graças à recomposição orçamentária aprovada pelo atual governo federal. A obra custou R$28,5 milhões, incluindo recursos de emendas parlamentares da bancada mineira no Congresso Nacional.
Os dois edifícios atendem a uma comunidade formada por cerca de 2 mil estudantes e 180 servidores docentes e técnico-administrativos. Os anexos são interligados ao prédio principal por meio de uma passarela. Com 2,6 mil metros quadrados, o anexo 1, com cinco pavimentos, reúne diretoria, secretaria geral, gabinetes, salas de professores, colegiados de curso, biblioteca, salas especiais para o curso de dança e outros ambientes administrativos. O anexo 2, com dois pavimentos e 1,1 mil metros quadrados de área construída, abrigará ateliês do curso de moda e laboratórios de gravuras de variadas técnicas.
Hoje, a EBA oferece seis cursos de graduação: Artes Visuais, Teatro, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança e Design de Moda. A Unidade também conta com um Programa de Pós-graduação em Artes, um curso de especialização em Ensino de Artes Visuais e um programa de Mestrado Profissional.
A cerimônia de inauguração contará com a participação de gestores da UFMG, como a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do diretor da Escola de Belas Artes, Cristiano Gurgel Bickel, e da comunidade acadêmica.