Estudantes da Filosofia relatam experiências como bolsistas na Universidade de Creta, na Grécia
Três estudantes brasileiros, dois deles graduandos em Filosofia na UFMG, estiveram entre os 30 alunos contemplados com bolsas (estadia e alimentação) pela Universidade de Creta (UoC), na Grécia, para participar da 1ª Summer School in Classics, em julho deste ano. Ana Clara Mendes Rezende, Caio Franco Assunção, ambos da UFMG, e Camila de Moura, da USP, vão compartilhar suas experiências na próxima sexta, dia 27, na sala C415 do CAD2, a partir das 19h, no âmbito do projeto de extensão UFMG noturna.
As atividades intensivas do curso Crete past and present, sob responsabilidade da platonista Zacharoula Petraki, incluíram palestras de especialistas de distintas áreas, estudos de textos literários e material epigráfico, além de visitas guiadas aos principais museus, como o de Heraclio, e sítios arqueológicos como Festo (de onde veio o famoso disco, com texto ainda não decifrado) e Cnossos, conjunto de antigos palácios habitados desde cerca de 2.000 a.C.
Ana Clara e Caio foram bolsistas de Iniciação Científica, voluntária e remunerada (CNPq), respectivamente, orientados por Cecília Coelho. Camila é doutoranda em Letras Clássicas pela USP e pela Universidade de Ghent (Bélgica) e integra o Grupo de Pesquisa Recepção dos Clássicos, da USP-CNPq. A formação em Creta é organizada pelo Departamento de Filologia da instituição grega.
Viagens facilitadas
Caio Assunção havia recém-terminado seu estágio como intercambista na Espanha, intermediado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI), o que facilitou a viagem para a Grécia e, em seguida, para o Summer seminar in ancient philosophy em Siracusa, Itália (ele falará também sobre isso na sexta-feira). Ana Clara teve a viagem facilitada porque havia recebido, na mesma época, uma bolsa para o Congresso de Lógica para Mulheres, na Estônia, e Camila estava em seu estágio doutoral em Ghent – o custo das passagens do Brasil para Creta é a maior dificuldade para que estudantes brasileiros possam usufruir dessa oportunidade.
O UFMG noturna, coordenado pela professora Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich/UFMG, estabelece diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia, Arqueologia e História antigas e divulga uma série de iniciativas. Nas palestras presenciais, não é necessário que o público externo faça inscrição prévia, basta assinar a lista de presença para receber certificado de participação. A professora da Fafich também esteve em Creta, berço da civilização minoica.
Uma das professoras do curso em Creta, Myrto Aloumpi, é atualmente bolsista Capes-PrInt no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG. Ela não apenas estimulou a participação dos estudantes no programa da universidade grega como tem contribuído, junto com Maria Cecília Coelho, para o estabelecimento de laços formais entre a UFMG e a UoC.