Simpósio debate migração e cidadania da Antiguidade aos dias atuais
A 11ª edição do simpósio bienal Lendo, vendo e ouvindo o passado, com o tema Cidadania e estrangeiros nas sociedades mediterrâneas da Antiguidade até hoje, será realizada de 7 a 11 deste mês, no Auditório Baesse, da Fafich, no campus Pampulha.
Segundo o texto de apresentação do evento, mobilidade, migração e a natureza da cidadania estão muito presentes no debate acadêmico e político nos últimos anos, tratando não apenas das sociedades contemporâneas, mas também da Antiguidade. “Tem sido observado que a cidadania é muito mais que um conceito estático, composto por um conjunto de direitos, deveres e obrigações legalmente definidos e usufruídos por um grupo de indivíduos delimitado; ela é também ‘performativa’", na definição de E.F. Isin. Trata-se de práticas e interações sociais, expectativas e códigos de conduta.
“A cidadania não é formada exclusivamente pela interação entre o Estado e seus cidadãos, ou entre um grupo de cidadãos, mas é também informada pelo contato com estrangeiros, visitantes, bem como por residentes permanentes, viajando e se estabelecendo no estrangeiro, e por movimentos políticos, sociais e intelectuais entre Estados”, como está escrito no site do evento. O simpósio vai se concentrar na cidadania nas sociedades mediterrâneas, sobretudo antigas, mas também nas contemporâneas, e “procurará explorar os modos pelos quais o contato com estrangeiros livres (de nascença e emancipados) podem ter moldado cada vez mais as noções de cidadania e identidade cívica, seja formal (os direitos e deveres), seja informalmente (os códigos de comportamento e a vida cotidiana)".
A iniciativa completa 20 anos e retoma o formato presencial, após a pandemia. A participação é gratuita e aberta ao público geral. Vinte e cinco professores do Brasil e do exterior participarão do simpósio. Pela primeira vez, foram abertas inscrições para propostas de comunicação em mesas-redondas.
A organização do evento reúne o departamento de Filosofia da Fafich e a Faculdade de Letras da UFMG e a área de Letras Clássicas/Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Todas as informações sobre o evento estão no site da Faculdade Letras.