Simpósio para jovens cientistas explora interface entre universidade e setor empresarial
O ACS Student Chapter, grupo de extensão do Departamento de Química da UFMG, realizará na terça, 29 de outubro, o 6º Simpósio para Jovens Cientistas (Simjoc). Com o tema Academind: conexões de inovação entre a universidade e empresas, o evento tem o objetivo de estabelecer conexões entre estudantes, pesquisadores e suas inovações tecnológicas com as demandas do setor industrial e do mercado. O evento ocorrerá no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (Icex) a partir das 13h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na plataforma Even3.
O simpósio vai promover palestras sobre as possibilidades de criação de espaços de troca e parceria entre a pesquisa científica e o setor empresarial. As discussões serão mediadas por especialistas que atuam em instituições como a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os participantes receberão certificados.
O 6º Simjoc é realizado pelo ACS Student Chapter UFMG em parceria com a unidade Embrapii FarmaVax. O evento é patrocinado pela ACS e a ACS Brazil Chapter, por meio do financiamento Academind: an academy-industry partnership to develop more qualified professionals.
Programação
13h: Credenciamento
13h15: Abertura
13h30: Palestra 1 - Interação universidade-empresa e a importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica: uma jornada pela experiência da UFMG
Descrição: nesta palestra, serão abordados os objetivos e o funcionamento da consultoria prestado pela CTIT, além da importância desse núcleo para a UFMG.
Palestrante: Nathalia Domingues, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG e assessora da coordenação executiva na CTIT.
14h20: Palestra 2 - Nanoativ, da bancada ao mercado: um caso de pesquisa translacional
Descrição: serão discutidos o conceito de pesquisa translacional e a possibilidade de uma evolução rápida para lançar um produto no mercado a partir da pesquisa no laboratório e know-how acumulado. Na palestra também será apresentado um estudo de caso da Nanoativ, tecnologia desenvolvida por pesquisadores dos departamentos da Química e da Odontologia Restauradora da UFMG.
Palestrante: Alfonso Martinez, coordenador de planejamento e negócios na FarmaVax-UFMG.
15h: Palestra 3 - Unidades Embrapii: parceria para fomentar a inovação na indústria brasileira
Descrição: A palestra apresenta a Embrapii e o papel de suas unidades credenciadas no fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação na parceria com startups, pequenas, médias e grandes empresas, como a FarmaVax-UFMG, com foco no desenvolvimento de fármacos, biofármacos e vacinas.
Palestrante: Daiane Szczerbowski, cientista sênior na FarmaVax-UFMG.
15h30: Coffee break
16h: Palestra 4 - Química e inovação: impulsionando saúde, agronomia e segurança no ‘deFatimaLAB’
Descrição: O tema trata da transformação de uma pesquisa acadêmica em produto tecnológico e de como as pesquisas do laboratório supervisionado pelo palestrante foram expandidas para o ramo empresarial.
Palestrante: Ângelo de Fátima, professor da UFMG e pesquisador do deFatimaLAB.
16h40: Palestra 5 - DSBio: da criação à inovação em soluções para a saúde
Descrição: A última palestra apresenta a DSBio, sua criação, as áreas de atuação e a influência da universidade no projeto.
Palestrante: Diana Sales, fundadora e diretora da DSBio.