Terça, às 19h30: concerto 'Notas de amor e liberdade' reúne poemas com temática LGBTQIA+
O Coletivo Perfumaria Proibida realiza, nesta terça-feira, 26 de março de 2024, a partir das 19h30, o concerto Notas de amor e liberdade, no Conservatório UFMG. O grupo é formado pelos cantores Vinicius Abreu e Lucas Viana e pelo pianista César Augusto.
Desenvolvido por artistas LGBTQIA+ de Belo Horizonte, o projeto selecionou, por meio de chamada pública, poemas que refletem as vivências dessa comunidade. A proposta foi musicar as letras, unindo duas linguagens artísticas em um álbum de canções inéditas e autorais para voz e piano.
Os poemas escolhidos ganharam melodias pelas mãos dos compositores Juno Carreño e Samuel Matheus. Além dessas canções, Notas de amor e liberdade reúne outras dez faixas pertencentes ao mesmo universo temático. O objetivo, conta Juno Carreño, é enfrentar o apagamento histórico da poética LBGTQIA+ na música de concerto, dando visibilidade a esses sujeitos, às suas subjetividades e expressões artísticas.
O Coletivo Perfumaria Proibida reúne compositores e intérpretes LGBTQIA+ de Belo Horizonte e região metropolitana com diferentes trajetórias no mundo da música erudita. O objetivo do grupo é trazer visibilidade para a produção de artistas LGBTQIA+ na música de concerto.
Projeto de estreia do coletivo, o show foi viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A entrada gratuita, sujeita à lotação.